Faça a consulta e saiba se você se você tem valores esquecidos em contas bancárias
O Banco Central do Brasil liberou um sistema de consulta para saber se você tem algum valor em contas bancárias. Segundo informações divulgadas pelo Banco Central, são pelo menos 8 bilhões de reais “esquecidos” nos bancos e esse novo sistema permite que cada cidadão faça sua pesquisa para saber se tem algum valor para receber. O Sistema chamado de SVR, “Sistema de Valores a Receber” permite a consulta de valores que o cidadão possa ter “esquecido” em bancos ou instituições financeiras.
Banco Central divulgou novo site para consultar valores esquecidos
Banco Central só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro
Como será feita a consulta dos Valores a Receber
Para realizar a consulta, o cidadão deve acessar o site oficial do Banco Central do Brasil, utilizando o CPF ou o CNPJ da empresa. Quando houve a divulgação feita pelo BC, em junho de 2021, o valor seria de aproximadamente 8 bilhões, mas a responsabilidade no cálculo dos valores fica a cargo das próprias instituições. Na época, em nota, o BC informou: “Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”, afirmou.
Como será feito o recebimento destes possíveis valores?
Caso o cidadão tenha algum valor para receber, a transação poderá ser feita via PIX, mas para que a transação seja realizada nesta modalidade, as instituições devem ter aceitado um termo específico junto ao BC. Segundo o BC, a partir de amanhã, os valores já poderão ser solicitados com indicação de chave PIX, e terão 10 dias úteis para fazer a transferência.
Como receber o dinheiro?
- Se você tiver valores a receber, o próximo passo é acessar o portal Registrato.
- Se já estiver cadastrado no Registrato, basta informar usuário e senha.
- Se não estiver, terá que fazer um cadastro através do Banco Central ou do Gov.br. Pelo Gov.br apenas quem tiver status prata ou ouro conseguirá acessar o Registrato (esses status têm a ver com o nível de segurança da conta).
- Uma vez dentro do Registrato, basta informar os seus dados bancários e como deseja que a transferência seja feita.
Importante destacar que apenas os bancos conveniados ao Banco Central podem liberar os recursos “esquecidos” através dessa ferramenta. Contas em instituições que já tenham ido à falência ou não existam mais não serão contempladas.
Instabilidade no site de consulta do Banco Central
O Banco Central do Brasil divulgou nota nesta terça-feira, 25, um problema com a instabilidade do sistema causada pelo grande número de acessos, mas que já está trabalhando para aumentar a capacidade de atendimento. Segundo a nota divulgada, “O Sistema Valores a Receber (SVR) recebeu demanda acima da esperada e estamos ajustando a capacidade de atendimento”, infirmou.
Band Jornalismo: O Banco Central lançou um sistema para que os clientes confiram se têm dinheiro a receber dos bancos.