Consultar e solicitar a devolução de Valores a Receber
O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, saber como resgatar o valor.
Neste momento, podem ser consultados valores referentes a:
- contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível;
- tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
- parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
- recursos não procurados de grupos de consórcios encerrados.
Consultar Valores a Receber
Você pode descobrir se possui valores a receber exclusivamente através da página: valoresareceber.bcb.gov.br. Para consultar, é necessário informar o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura se a consulta for para pessoa jurídica.
Caso tenha valores a receber, no momento da consulta, você receberá a data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07/03/2022. Portanto, guarde bem a data que o sistema lhe informar.
Atenção: essa consulta NÃO poderá ser feita no site principal do BC.
Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro. Não é possível acessar o SVR com login Registrato.
Fique atento para não cair em golpes:
- O único site para consulta e solicitação desses valores é aqui (valoresareceber.bcb.gov.br).
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Consultar e Solicitar Valores a Receber
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048/00.
Consultar se têm valores a receber
- acesse: valoresareceber.bcb.gov.br;
- digite o seu CPF e sua data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura caso a consulta seja para pessoa jurídica;
- se tiver valor a receber você será informado da data em que poderá entrar no Sistema Valores a Receber (SVR) e saber o valor disponível e como solicitar a devolução.
Criar Conta gov.br
Faça o cadastro gratuito no site ou App Gov.br (Google Play e App Store). É necessário uma Conta gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o SVR com login Registrato. Saiba mais sobre os níveis da conta gov.br
Saber o valor disponível e solicitar sua transferência
- na data indicada na etapa 1, entre novamente em: valoresareceber.bcb.gov.br;
- acesse o SVR e use sua Conta gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência.
Aguardar a devolução
Se a instituição oferecer a devolução por Pix, a solicitação de resgate pode ser feita através do próprio SVR para receber em até 12 dias úteis. Se essa opção não estiver disponível, será indicado e-mail e telefone da instituição para você entrar em contato e combinar a devolução. Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.
Banco Central do Brasil – YouTube
Valores a Receber, do BC – CUIDADO com Golpes?
Não caia em golpes! Veja ONDE consultar o VALORES A RECEBER, do BC, e descobrir se você tem algum dinheiro perdido nos bancos?
Valores a Receber, do BC – COMO consultar?
Veja COMO consultar o VALORES A RECEBER, do BC, para descobrir se você tem algum dinheiro perdido nos bancos.