Saiba se você tem direito ao FGTS de contas inativas

Autor

Márcia

Saiba se você tem direito ao FGTS de contas inativas

Veja aqui se você tem direito ao FGTS de contas inativas em 2017

O Governo Federal liberou nesta segunda-feira, 14, o saque do FGTS de contas inativas. Para sabe ser você tem direito ao FGTS dessas contas inativas, nós reunimos aqui no i50 os critérios para a liberação.

O FGTS nada mais é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e todo trabalhador com registro em carteira contribui mensalmente, sendo descontado automaticamente em folha de pagamento, com alíquota de 8%. Esse valor é depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal, onde o empregado tem direito ao saque quando é dispensado da empresa sem justa causa.

Para a ter direito ao saque, o trabalhador deve ter seu contrato de trabalho finalizado até 31/12/2015. Sendo dispensado por justa causa ou pedido de demissão.

Antes o prazo para o saque do FGTS era de 3 anos subsequentes sem registro em carteira, mas o governo decidiu liberar esses valores antes com o intuito principal de girar a economia que, como todos sabemos, está em crise.

O Governo tem calcula que são mais de 43 bilhões em contas inativas e que desses pelo menos 34 bilhões sejam sacados pelos trabalhadores.

Documentos necessários para sacar o FGTS em contas inativas

Para realizar o saque, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, munido de RG, CPF, número do PIS/PASEP, Carteira de Trabalho ou Termo de Rescisão de Trabalho e se tiver o Cartão Cidadão também será útil, mas não é obrigatório. O calendário para liberação também já foi divulgado, sendo de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador que tenha direito ao saque.

Calendário de pagamento de acordo com o mês de nascimento:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 10 março
  • Nascidos em março, abril, maio: a partir de 10 de abril
  • Nascidos em junho, julho, agosto: a partir de 12 de maio
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro: a partir de 16 em junho
  • Nascidos em dezembro: a partir de 14 julho

Vale ressaltar que o prazo máximo para saque é 31 de junho de 2017. E para atender a demanda a Caixa irá estender o seu horário de atendimento em 02 horas e atender também aos sábados. Além do saque você pode ir até a instituição para esclarecer dúvidas sobre o procedimento.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo