FGTS

Quem falta sacar o FGTS Inativo?

Quem falta sacar o FGTS Inativo?

Para quem falta sacar o FGTS Inativo, entenda como funciona.

É grande o numero de pessoas que ainda não conseguiram fazer seu saque na conta do FGTS inativo. Isso pode ser por falta de comunicação da empresa sobre desligamento do funcionário. Nos últimos tempos foi muito grande o número de trabalhadores que pediram demissão ou tiveram o contrato de trabalho encerrado por justa causa. Para quem falta sacar o FGTS Inativo, entenda como funciona.

Todo trabalhador com vínculo empregatício tem direito ao saque de sua conta. Mas o que para muitos tem sido fácil, para outros tem gerado dúvidas e até reclamações. A solução foi criar um calendário especial onde o trabalhador pode fazer seu saque de acordo com a data de seu aniversário.

Alguns trabalhadores tiveram problemas porque o valor sacado não condizia com o valor da conta inativa. Outros, não estão conseguindo sacar seus valores. Se isso ocorrer, é necessário procurar o departamento do FGTS da CAIXA. Muitas empresas não comunicam o desligamento do funcionário à CAIXA com isso o funcionário fica sem receber seu dinheiro tendo que ir até a empresa para resolver o problema. Nos casos de disparidades nas contas inativas, o problema pode estar relacionado à data de rescisão do contrato. A recomendação, nesse caso, é para que o trabalhador peça um comprovante do encerramento do vínculo trabalhista na empresa e leve à agência bancária para realizar a correção, caso essa comprovação não esteja expressa na carteira de trabalho.  Se não houver qualquer documento que comprove seu tempo de trabalho como, por exemplo, o termo de rescisão, o trabalhador deve procurar a Delegacia do Trabalho, responsável por esses assuntos junto às empresas.

Para evitar transtornos na hora de sacar os valores, a CAIXA aumentou o expediente de suas agências em dias específicos em duas horas, além de abrir os bancos em alguns sábados.

A CAIXA alerta que há tempo hábil para todos os beneficiados com a medida sacarem os valores e recomenda para que o trabalhador evite correria às agências bancárias.

A rotina de pagamento do FGTS prevê um prazo de até cinco dias úteis, e os casos de saque do dinheiro depositado nas contas inativas do fundo seguem essa mesma lógica. A CAIXA, primeiro debita o valor da conta do FGTS do trabalhador (por isso a conta aparece zerada) e após cinco dias úteis disponibiliza o dinheiro ao trabalhador em conta ou para saque. No caso das contas inativas enquadradas na MP 763/2016 o dinheiro fica disponível no primeiro dia de cada lote, conforme o calendário de saque. Organize-se: descubra com o Sofisa Direto o que fazer com o dinheiro das contas inativas do FGTS.

No caso de quem tem conta poupança no banco e não recebeu o dinheiro no primeiro dia da liberação do saque a CAIXA também orienta que compareça às agências do banco para verificar a situação da conta poupança, levando o documento de identificação e a carteira de trabalho.

O trabalhador que realizou uma nova consulta ao saldo do FGTS inativo e, dessa vez, as contas que tinham valores que poderiam ser sacados apareceram zeradas devem ficar tranquilos: a CAIXA esclarece que isso se deve a uma migração da conta do sistema do FGTS para o sistema da CAIXA e significa que o dinheiro já está em processo de liberação para crédito em conta ou saque nas agências da CAIXA, lotéricas e correspondentes do banco.

Os documentos que comprovam a rescisão de contrato em caso de demissão sem justa causa são: carteira de trabalho, documento de identificação, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, o Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).

Você pode acessar o site da CAIXA ou ligar no 0800 726 2017. Acessando o site ou ligando, você ficará sabendo o saldo, data e local mais apropriado para o saque de seu FGTS.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Posts relacionados
FGTS

Como Sacar o seu FGTS

FGTS

Saque Imediato do FGTS - Nascidos em Fevereiro e Março

FGTS

Novos Saques do FGTS

FGTS

Saques do FGTS começam amanhã

Deixe seu Comentário

avatar