Financiamento

Prestação da Casa Própria deve cair 35%

Prestação da Casa Própria deve cair 35%

Governo anuncia mudanças e valor da prestação da casa própria deve cair 35%

Segundo informações divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro, o valor da prestação da casa própria deve cair 35% com a nova modalidade corrigida pelo IPCA. O anúncio das mudanças será feito na próxima terça-feira, 20, pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

O presidente Bolsonaro fez a divulgação em sua rede social no último dia 15, informando que uma mudança “histórica” estava para ser anunciada pelo governo no que diz respeito ao financiamento da casa própria. O Planalto divulgou que serão percentuais de juros que irão variar de acordo com o valor do imóvel e o grau de relacionamento do cliente. A meta é atingir as 150 famílias neste primeiro momento.

Como é atualmente?

Hoje, os financiamentos são feitos pelo Sistema Financeiro de Habitação, o SFH, e corrigido pela Taxa Referencial, o que significa uma taxa de 8,5% e 9,5% ao ano mais a taxa de TR. Essa taxa é prefixada pela Caixa, pois desde 2017, o TR está igual a zero. Isso não vale para os financiamentos do Minha Casa Minha Vida.

Como ficará após a mudança?

Com a mudança que será anunciada pelo governo no próximo dia 20, a correção terá o IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, como indexador, e tem a previsão de ficar em 3,8% neste ano. Com a taxa mais o novo indexador os novos contratos deverão ter uma taxa da ordem de 5% ao ano mais IPCA. Com isso surge a expectativa de que com a queda da Selic, mais a redução de juros, essa taxa de financiamento fique entre 2% e 3% ao ano mais o IPCA.

Segundo Rafael Sasso, cofundador da Melhortaxa, plataforma digital especializada em crédito imobiliário, em entrevista concedida ao site UOL, “A Caixa não deixou isso claro em suas declarações. Mas tudo indica que a adoção do IPCA está ligada a uma questão de ‘funding’ [captação de recursos]”, declarou Sasso, lembrando que, em pelo menos dois momentos no ano passado, a Caixa suspendeu a concessão de empréstimos habitacionais por falta de recursos.

Márcia Rabelo
Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, Clube Detran e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.
    Posts relacionados
    Financiamento

    Portabilidade em Financiamento de Imóveis

    Financiamento

    Financiamento Imobiliário da Caixa corrigido pelo IPCA

    Financiamento

    Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

    Financiamento

    Caixa retoma financiamento de imóvel mais barato

    Deixe seu Comentário

    avatar