Financiamento

Prazo para Liberação do Financiamento Imobiliário

Prazo para Liberação do Financiamento Imobiliário

Documentação completa reduz prazo de liberação do financiamento Imobiliário

O prazo para liberação do financiamento imobiliário é umas das etapas mais importantes da compra do imóvel e é o que vai definir se você conseguirá comprar e conquistar o imóvel dos seus sonhos.

Quem busca o imóvel tem que ficar atento quanto aos prazos que o vendedor tem disponível para esperar o processo do financiamento, pois se você demorar em negociar o imóvel, o vendedor tiver urgência em vender e o seu financiamento atrasar para ser liberado pelo banco, o vendedor pode arrumar outro comprador e você pode perder o negócio.

A liberação de um financiamento imobiliário é umas das principais dificuldades que o comprador enfrenta no processo da compra, todos devem passar pelas etapas obrigatoriamente que normalmente são: simulação do financiamento, análise dos documentos do comprador/vendedor/imóvel, análise de crédito, verificação das taxas de juros, prazos, avaliação do imóvel, assinaturas de contratos e a aprovação do financiamento, não tem como pular as etapas, pois o banco credor deve avaliar minuciosamente o processo para liberação.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), o período médio para autorização e liberação do financiamento nos bancos pode ser de 40 dias, porém alguns bancos podem atingir até 3 meses em casos que tenham complicações nas etapas, como por exemplo, problemas na previsão de entrega do imóvel, o banco não aprovar o crédito por falta de renda, faltar alguma documentação e registros para efetuar a compra do imóvel, entre outros.

Fique atento às Burocracias 

Além de você analisar as taxas de juros dos bancos e prazos você também deve analisar as burocracias dos bancos, pois muitas etapas no momento do financiamento podem lhe causar muita “dor de cabeça” e você desanimar de comprar o imóvel do seu sonho. Verifique o período de análise e aprovação de crédito nos bancos mais comuns (observação: esses períodos são informações estipuladas pelos bancos e que podem sofrer alterações), são eles:

  • Itaú: Aproximadamente 9 dias;
  • Caixa Econômica Federal: Aproximadamente 10 dias;
  • Santander: Aproximadamente 12 dias;
  • Banco do Brasil: Aproximadamente 15 dias;
  • Citibank: Aproximadamente 18 dias;
  • HSBC e Bradesco: É de acordo com a análise feita do comprador.

Esses períodos são considerados quando as documentações do comprador, do vendedor e do imóvel estejam em ordem e sem nenhum erro, porém mesmo que o crédito seja aprovado em um período curto de tempo, a liberação pode demorar mais como foi dito anteriormente. Vale lembrar que a liberação do financiamento pode atrasar mais caso o comprador queira utilizar o recurso do FGTS, pois além de verificar o crédito a CEF também deverá analisar os dados do FGTS do comprador.

Avalie o financiamento do começo ao fim, para que não tenha surpresas no andamento do processo e boa sorte!

Abraços e até a próxima!

Vinícius Miranda

Vinicius Miranda
Sobre o autor

Estuda na instituição de ensino Universidade Nove de Julho, autor de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e i50.
    Posts relacionados
    Financiamento

    Portabilidade em Financiamento de Imóveis

    Financiamento

    Financiamento Imobiliário da Caixa corrigido pelo IPCA

    Financiamento

    Prestação da Casa Própria deve cair 35%

    Financiamento

    Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

    Deixe seu Comentário

    avatar