Tire suas dúvidas sobre o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial
Quem está acompanhando o noticiário vêm diariamente, pessoas nas filas das agencias da Caixa Econômica Federal tentando receber o valor do Auxílio Emergencial pago pelo Governo Federal neste momento de pandemia causada pelo Coronavírus. Sem falar nas pessoas que estão vivendo na própria pele essa dificuldade ou com algum familiar. Tire suas dúvidas sobre o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial.
A promessa inicial do governo seria que, a primeira parcela começaria a ser paga em 14 de abril, e que entre 27 e 30 seria pago a segunda parcela do Auxílio Emergencial, mas o que está acontecendo até o momento é que mais de 14 milhões de pessoas ainda estão com seus pedidos em análise pelo Dataprev, empresa responsável pela conferência dos dados passados por cada cidadão no momento do cadastro. E sobre a liberação do pagamento da segunda parcela, ainda não há data específica confirmada pelo governo, e a expectativa é que isso ocorra.
Vamos entender quem tem direito ao pedido do Auxílio Emergencial e como funciona
Primeiro quesito para pedir o Auxílio Emergencial é ter 18 anos ou mais. E partir daí, estar dentro dos critérios abaixo:
- Trabalhador sem carteira assinada, autônomo, MEI (microempreendedor individual), desempregado, contribuinte individual da Previdência;
- Renda por pessoa da família de até R$ 522,50 ou renda familiar de até R$ 3.135;
- Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018;
- Não tem direito quem já recebe seguro-desemprego, BPC, aposentadoria ou pensão.
Valor e parcelas do Auxílio Emergencial
O valor pago em cada parcela é de R$ 600, mas para mulheres chefes de família esse valor eleva para R$ 1.200, sendo 03 parcelas iguais. O pagamento será feito da seguinte forma
- Quem possui conta poupança na Caixa – deverá informar o número e agência no ato do cadastro. Assim que eu aprovado, o valor será transferido automaticamente.
- Abertura de Conta Digital na Caixa – Essa abertura será feita pela própria Caixa Econômica Federal.
- Cadastrados no Bolsa Família – o pagamento será automático na conta do bolsa Família, na data já habitual de recebimento.
Passo a passo para fazer o saque do Auxílio Emergencial
Veja o que é necessário para conseguir sacar o dinheiro do Auxílio Emergencial:
- O primeiro passo é entrar na Poupança Social Digital pelo aplicativo Caixa TEM;
- Em seguida, é necessário escolher a opção para fazer o saque do Auxílio Emergencial;
- Depois disso, a pessoa precisa informar o valor do saque;
- Após confirmar o valor, será gerado um código; esse código deverá ser usado para o saque ser liberado no caixa eletrônico ou na casa lotérica.
Apesar de haver uma discussão sobre a necessidade de aumento no número das parcelas do Auxílio Emergencial, não há nenhuma confirmação por parte dos órgãos oficiais.