Saiba o que é Cartão do Cidadão e como solicitar
O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CAIXA, presentes em todos os municípios brasileiros.
O Cartão do Cidadão é para você que possui FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou, que ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego. Com ele, você agiliza e garante mais segurança no processo de pagamento dos benefícios sociais.
Para consultar saldo ou extrato de FGTS; saldo de cotas ou rendimentos do PIS; quem tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, não é necessário o uso do Cartão do Cidadão. Esses serviços podem ser feitos diretamente no site da CAIXA .
Para os clientes que não possuam benefício a receber, pagos pela rede de atendimento da CAIXA, não será possível solicitar o Cartão do Cidadão.
Se você possui algum benefício social ou trabalhista para receber e ainda não tem o Cartão do Cidadão, solicite pelo telefone 0800-726-0207 ou em qualquer Agência da CAIXA.
Para que o atendimento seja mais rápido tenha em mãos o número do seu NIS.
Quem tem direito ao Cartão do Cidadão
Apenas as pessoas que recebem algum benefício pago pela Caixa Econômica Federal podem solicitar o Cartão do Cidadão. Quem trabalha com carteira assinada tem direito ao cartão porque podem ter FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou parcela do Seguro-Desemprego para receber.
O cartão cidadão é emitido pela Caixa. Se você tem direito ao cartão, mas ainda não recebeu o seu, pode pedir em qualquer agência da Caixa. O pedido do Cartão Cidadão também pode ser feito pelo telefone 0800-726-0207. É preciso ter em mãos o número do seu NIS.
Depois que você fizer o pedido, o banco vai enviar o cartão bloqueado para o endereço em que você mora.
Dicas para usar o seu Cartão do Cidadão
Faça o desbloqueio do cartão assim que o receber. Como alguns atendimentos e saques que dependem do Cartão Cidadão têm prazos, facilita já ter o cartão desbloqueado. Você evita ter dor de cabeça e agiliza o recebimento dos seus benefícios.
Também é importante testar o funcionamento do seu cartão. Para isso, vá a qualquer caixa eletrônico da Caixa e faça uma consulta aos seus benefícios. Assim, quando você precisar usar, sabe que ele está funcionando normalmente.
O que é Senha Cidadão
A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, Casas Lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e Agências da CAIXA.
Para fazer a Senha Cidadão em uma Casa Lotérica, ligue para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207 e compareça à Lotérica com um dos seguintes documentos:
- Carteira de identidade – fornecida pelos órgãos de segurança pública;
- Carteira de habilitação – novo modelo e dentro do prazo de validade;
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (Modelo Informatizado);
- Carteira funcional – emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por decreto;
- Identidade militar – expedida pelas Forças Armadas ou Forças Auxiliares para seus membros ou dependentes;
- Carteira de identidade de estrangeiros – emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
- Passaporte – emitido no Brasil ou no exterior, registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal, quando se tratar de estrangeiro sob visto de permanência temporária pelo País.