Financiamento

Não consigo pagar o Financiamento Imobiliário

Não consigo pagar o Financiamento Imobiliário

Que medidas tomar caso não consiga pagar o Financiamento Imobiliário

No momento de crise que o Brasil está enfrentando muitos brasileiros não conseguem pagar em dia o financiamento imobiliário, pois com o alto índice de desemprego, as contas “chegando”, os gastos com alimentação, com saúde e educação acabam se tornando prioridade no momento de pagar as dívidas. Veja algumas dicas para enfrentar as prestações o financiamento imobiliário:

  • Não se desespere ao ponto de fazer outros empréstimos para pagar o seu financiamento imobiliário , pois dessa maneira você acabará acarretando mais dívidas em longo prazo e talvez não consiga pagar nem o novo empréstimo e nem as futuras prestações do seu financiamento.

Se possível tente somar mais uma renda (do cônjuge, por exemplo) para conseguir pagar o financiamento imobiliário, caso não tenha soluções para pagar procure o Banco que lhe forneceu o crédito.

  • Busque meios para resolver esse problema, muitos brasileiros ficam esperando o tempo passar na esperança de que “mês que vem eu pago” e que quitará todas as prestações de uma só vez. O que não se pode esquecer é que o Banco credor do financiamento em 90 dias inicia o processo para a tomada do seu imóvel, portanto não deixe que se forme uma “bola de neve”, pois quanto mais prestações em atraso, maior ficará a dívida.

Caso você atrase uma parcela do financiamento imobiliário, você deve procurar o banco imediatamente para explicar a sua atual situação e verificar se há alguma proposta de renegociação da sua dívida.

Vale lembrar que se o financiamento imobiliário não for pago, o imóvel vai a leilão e enquanto o valor da dívida não for pago o seu nome fica inadimplente e dessa forma ficará mais complicado fazer um novo financiamento no futuro.

  • Em caso mais extremo em que você não tenha previsão de quando irá pagar a dívida ou o banco não conseguir fazer uma proposta para renegociação cabível em seu orçamento, a melhor solução é colocar seu imóvel a venda.

Dessa forma você não coloca o imóvel em risco e nem fica com restrições nos órgãos públicos de crédito, pois se você oferecer seu imóvel rápido para venda ainda que seja por um valor menor que você comprou, mesmo que você recupere pouco o dinheiro que foi investido, você não perderá a chance de comprar outro imóvel mais adiante ou quando puder assumir outro financiamento.

Todos acabam passando por problemas em algum momento, mas para não deixar esse problema aumentar, busque ajuda para solucioná-lo o mais rápido possível, pois quando se trata de financiamento imobiliário existe um dos maiores bens que o brasileiro pode possuir em jogo (a casa própria ou até mesmo o comércio próprio). Por isso não tenha vergonha e nem medo de apresentar o seu problema ao banco, visto que não há nada melhor do que poder ter o pagamento do seu imóvel em dia.

Abraços e até a próxima!

Vinícius Miranda

Vinicius Miranda
Sobre o autor

Estuda na instituição de ensino Universidade Nove de Julho, autor de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e i50.
    Posts relacionados
    Financiamento

    Portabilidade em Financiamento de Imóveis

    Financiamento

    Financiamento Imobiliário da Caixa corrigido pelo IPCA

    Financiamento

    Prestação da Casa Própria deve cair 35%

    Financiamento

    Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

    Deixe seu Comentário

    avatar