Financiamento

Financiamento da Casa Própria pela CAIXA

Financiamento da Casa Própria na CAIXA

Financiamento da casa própria na CAIXA Econômica Federal

Conseguir ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, ter mais liberdade, ter seu espaço, poder pintar da cor preferida, são coisas simples, mas que quando é feito na casa própria deixa o brasileiro satisfeito. Mas por onde começar para ter a casa própria?

Atualmente existem maneiras de conseguir “aquela grana” para ter a casa própria, uma delas é o financiamento imobiliário. O financiamento é feito pelos bancos, onde pagam uma parte do valor do imóvel ao vendedor, a partir desse momento o solicitante do financiamento (comprador) para ao banco a quantia fornecida durante o tempo acordado. 

A CAIXA Econômica Federal está entre os bancos mais requisitados pelos brasileiros no momento de financiar um imóvel, por ter juros adequados e prazos longos.

Quando o solicitante do financiamento faz o pedido a CAIXA, é feita toda uma análise de crédito para ter a certeza que o solicitante terá condições de honrar com as parcelas do financiamento imobiliário. Pode ser solicitado o crédito para compra de imóvel novo ou usado, imóvel residencial ou comercial, imóvel em lote urbanizado ou terreno. Vale lembrar que o banco só autoriza que o solicitante gaste 30% da renda na parcela e essa etapa inicial há reprovações caso o solicitante não consiga comprovar a renda.

Como são analisados os Juros 

Muitos bancos têm jutos pré-fixados e normalmente são altos, já a CAIXA prevê os juros de acordo com a renda e com o valor do imóvel. Quanto maior for à renda da família ou o imóvel, mais alto fica a taxa de juros e quanto menor for à renda da família ou o imóvel, a taxa também diminui.

Confira as fases do Financiamento na CAIXA

  • Solicitação (informações sobre o imóvel);
  • Simulação do financiamento (onde será levada em consideração a renda familiar, o valor do imóvel, prazos, parcelas do financiamento);
  • Cadastramento e Documentação para financiamento (serão avaliados os dados do solicitante, utilização do FGTS e se for possível somar duas rendas para financiar o imóvel);
  • Análise do Crédito (Pré-aprovação, em aproximadamente cinco dias após a entrega do cadastro, o banco fornece todas as informações);
  • Avaliação do imóvel (engenheiros do banco vão avaliar o imóvel);
  • Fechamento do financiamento (assinatura do contrato do financiamento entre compradores e vendedores).

Para facilitar todo o processo de financiamento da CAIXA, é importante ter conta aberta no banco. Para ter certeza que o financiamento irá caber em seu orçamento, faça uma simulação online no próprio site da Caixa Econômica Federal, apenas informando a renda bruta familiar mensal, a data de nascimento do comprador e a localização do imóvel, dessa maneira você poderá avaliar antes de ir a uma agência. Confira a melhor forma, financie sua casa própria e boa sorte!

Compartilhe em sua rede social!!

Vinícius Miranda

Vinicius Miranda
Sobre o autor

Estuda na instituição de ensino Universidade Nove de Julho, autor de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e i50.
    Posts relacionados
    Financiamento

    Portabilidade em Financiamento de Imóveis

    Financiamento

    Financiamento Imobiliário da Caixa corrigido pelo IPCA

    Financiamento

    Prestação da Casa Própria deve cair 35%

    Financiamento

    Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

    Deixe seu Comentário

    avatar