Como funciona o saque digital do FGTS
O saque digital é um novo serviço para você sacar seu FGTS com mais conforto, agilidade, segurança e comodidade.
Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.
Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
Quem pode realizar o Saque Digital?
A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
Como funciona o Saque Digital?
Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.
O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.
Saque digital do FGTS: passo a passo
- Primeiramente, é necessário que o trabalhador faça o download do aplicativo “FGTS”. Ele está disponível na loja de apps do seu smartphone: Google Play Store, para aparelhos Android, ou App Store, para aparelhos iOS.
- Depois de fazer o download e instalar, é necessário criar um cadastro através do caixa.gov.br. Você será direcionado para esse site e terá que informar CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.
- Um link de confirmação será enviado para o seu e-mail. Depois de clicar nele, você será direcionado de volta ao app.
- Agora, para acessar o aplicativo, basta informar seu CPF e a senha cadastrada.
- Uma vez dentro, será requisitado que você confirme alguns dados relativos à sua atuação profissional. É recomendável consultar a sua carteira de trabalho nesta etapa.
- Em seguida, você terá que aceitar um termo de condições e informar seu número de telefone. Os recursos do aplicativo serão liberados.
- Clique em “Meus Saques” (um botão laranja na parte inferior), depois em “minha conta bancária” e “cadastrar conta bancária”
- Na página seguinte, você poderá escolher entre informar uma conta na Caixa ou em outro banco.
- Informe os dados da conta em que você deseja receber o seu FGTS e confirme os dados.
- Pronto! Em até 5 dias úteis o dinheiro estará na conta escolhida.
O que é FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
Quem tem direito ao FGTS?
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.