FGTS – Entenda a diferença do saque de R$ 500,00 e o Saque Aniversário
O Saque Aniversário é uma opção que o trabalhador tem de fazer saques anuais do FGTS. Nesse caso, os saques serão a partir de abril de 2020. Porém, quem optar por essa modalidade deixará de sacar em caso de rescisão de contrato de trabalho sem justa causa, e só poderá voltar a modalidade anterior depois de 02 anos. Já o saque de R$ 500,00 divulgado hoje pelo governo, não afeta futuros saques do FGTS.
Nada muda em relação aos 40% da multa paga pelo empregador, e o direito ao recebimento da multa rescisória permanece o mesmo, independentemente de qual seja a opção de saque do trabalhador. E sobre a utilização do valor do FGTS para aquisição de imóvel, doenças graves, aposentadoria e falecimento também não teve nenhuma alteração.
Cronograma do saque aniversário:
- Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
- Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
- Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020;
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
- A partir de 2021 – os saques podem ser feitos no mês do aniversário e nos dois meses seguintes ao mês de aniversário.
Consultando o saldo do FGTS
Para consultar o saldo do FTGS, o trabalhador deve acessar o site da Caixa ou presencialmente nos balcões de atendimento nas agências da CEF. Também pode ser feito em postos de atendimentos e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Mas não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.
Saques do PIS
A Caixa Econômica Federal também divulgou os saques do PIS, que deverão ocorrer a partir do dia 19 de agosto. O saque poderá ser feito por trabalhadores que foram cadastrados no PIS até o dia 4 de outubro de 1988.
Quem tem conta na CAIXA terá o crédito a partir de 19 de agosto, já que não é correntista da CAIXA, o saque poderá ser feito a partir do dia 26 de agosto para quem tem mais de 60 anos e a partir do dia 2 de setembro de 2019 para quem tem até 59 anos.