Custos do Financiamento Imobiliário

Custos do Financiamento Imobiliário

Saiba quais são os custos do Financiamento Imobiliário

Na compra do imóvel com financiamento imobiliário, além do pagamento das parcelas do imóvel, existem alguns custos no financiamento que servem para dar andamento no processo da compra do seu imóvel.

Confira agora quais são os custos que você tem antes de mudar para o seu imóvel próprio:

  • Tarifa de Avaliação de Bens Recebidos com Garantia:

No processo do financiamento e para garantir o valor do imóvel, a tarifa obrigatória é cobrada do comprador para a avaliação do imóvel, os engenheiros credenciados pelo banco credor realizam essa avaliação. O valor dessa tarifa é de acordo com cada banco e será debitado do cliente à vista ou poderá ser inclusa ao financiamento.

  • Tarifa de administração de Contratos:

A cobrança dessa tarifa serve para acobertar as despesas administrativas com o financiamento. Essa tarifa está inclusa nas parcelas do financiamento desde a primeira prestação e o valor dessa tarifa varia de acordo com cada banco.

  • Custos Cartorários (Registro do Imóvel):

É um valor cobrado pelo Serviço de Registro de Imóveis para formalizar e garantir que a alienação fiduciária esteja na matricula do imóvel e no registro do contrato. O valor desde custo varia de acordo com cada cartório.

  • ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis):

Este imposto é pago à prefeitura que está localizado e registrado o imóvel, é calculado sobre o valor da avaliação do imóvel proporcionando a transferência do imóvel ao comprador, este custo pode ser incluso entre 0% e 5% sobre o valor de avaliação e pode ser incorporado junto às parcelas do financiamento.

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras):

É o imposto que incide sobre as operações de crédito, de câmbio e seguro, e operações relativas a tributos e valores imobiliários

Este imposto é pago nos financiamentos de imóveis não residenciais adquirido por Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. O valor correspondente varia de acordo com o tipo de Pessoa e não pode ser incluso no financiamento, ou seja, deve ser pago à vista ao final do processo de análise na formalização da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Esteja sempre informado nas etapas e custos do financiamento imobiliário para que tenha uma previsão dos seus gastos e que possa fechar a negociação do seu imóvel próprio.

Abraços e até próxima!

Vinícius Miranda