Dicas Limpa Nome

Conheça seus direitos no Portal ANDIF

Conheça seus direitos no Portal ANDIF

Instituto Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro (ANDIF)

Fundado em 16 de junho de 1997, o Instituto Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro (ANDIF) presta assessoria especializada na área de direito bancário e defesa do consumidor para as pessoas (física e jurídica) lesadas pela cobrança abusiva das altas taxas de juros, multas e encargos cobrados impunemente pelas instituições financeiras, empresas de leasing e administradoras de cartões de crédito.

A entidade também atende consumidores lesados por agiotas e empresas de factoring/fomento mercantil e esclarece como negociar o pagamento de dívidas causadas e/ou agravadas pela cobrança de juros; orienta como proceder para retirar o nome da lista de restrição ao crédito da SERASA e do SPC, e ainda realiza cálculos periciais para apurar se o valor cobrado pela instituição credora é legal.

Com a finalidade de prestar atendimento às empresas, a entidade assinou contrato de parceria, em fevereiro de 2000, com a FIESP/CIESP e também recebe encaminhamentos do Procon-SP.

Motivos para se associar

A entidade é uma Organização Não Governamental reconhecida por uma das mais respeitadas e renomadas entidades de defesa do consumidor, o PROCON. O Instituto representa cerca de 10 mil associados em todo o País e, desde a fundação, foram movidas mais de 55 mil ações judiciais contra instituições financeiras, seguradoras, administradoras de cartões de crédito e factorings.
Há 16 anos atuando no Brasil, o Instituto Andif ajuda os consumidores a se conscientizarem e a defenderem seus direitos contra as práticas abusivas cometidas pelas empresas que compõem o sistema financeiro nacional.

Sigilo de informações

O primeiro momento que marcou a luta da entidade em trazer melhorias aos consumidores, aconteceu em 2001, quando o Instituto ANDIF denunciou ao Ministério Público de São Paulo, que dados cadastrais de contribuintes da Receita Federal estavam sendo utilizados indevidamente por bancos privados e administradoras de cartões de crédito. Os cadastros estavam sendo repassados à Serasa que vendia as informações para empresas do setor financeiro, o que vai contra a Constituição, que garante pleno sigilo sobre informações contidas nas declarações de Imposto de Renda. Na época, o Ministério Público acatou o requerimento de investigação do Instituto Andif e moveu três ações civis contra a empresa.

Campanha contra agiotagem

Outro momento marcante foi a Campanha Nacional “Denuncie: Agiotagem é crime!”. Na época, a entidade distribuiu uma cartilha (disponível no site) que traz informações e dicas para que o consumidor não seja lesado por agiotas. A Campanha se tornou uma bandeira de luta permanente da entidade.

Legislação específica

Atualmente, o Instituto ANDIF está organizando um abaixo-assinado em defesa da criação de uma legislação federal que discipline, fiscalize e puna as instituições financeiras e as empresas de seguro que desrespeitam e/ou lesam os consumidores. Após a coleta do maior número de assinaturas possível, a entidade entregará o documento ao Congresso Nacional e à presidência da República.

Não fique só, fique sócio da ANDIF!

A entidade lançou uma Campanha permanente de associação, que visa fortalecer os trabalhos na defesa dos direitos. Hoje, a ONG se tornou um instrumento importante de conscientização dos direitos, principalmente nas áreas de direito bancário e defesa do consumidor, em todo o País, tornando-se referência de fonte para os meios de comunicação.
Ao longo da sua fundação, o Instituto ANDIF tem ajuizado ações individuais e coletivas que beneficiaram diversos consumidores, conquistando vitórias tais como: ações de danos morais, cobranças indevidas, renegociação de dívidas, inclusão indevida de nomes em cadastros de restrição ao crédito, combate a golpes virtuais/seguradoras entre outros.

Para que a luta da ANDIF continue forte e aguerrida é fundamental que os consumidores se associem! Mais informações, visite o portal ou envie um e-mail: [email protected]

Avatar
Sobre o autor

Saiba tudo sobre os programas sociais do governo federal. Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Cadastro Único, Cartão Cidadão e muito mais.
    Posts relacionados
    Dicas Limpa Nome

    Como limpar seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

    Dicas Limpa Nome

    6 dicas para quitar dívida do cartão de crédito

    Deixe seu Comentário

    avatar