Veja como realizar o cadastro para receber o Auxílio Brasil 2022
O Auxílio Brasil é um programa social de transferência de renda direta e indireta, mantido pelo Governo Federal, e coordenado pelo Ministério da Cidadania. Precedido pelo Bolsa Família, o Auxílio Brasil disponibiliza atualmente o valor de R$ 600,00 mensal para famílias de baixa renda de todo o Brasil. Veja como realizar o cadastro para receber o Auxílio Brasil.
Quem são as pessoas que tem o direito ao Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é direcionado para famílias de baixa renda, que possui renda familiar mensal per capita de até R$ 105,00, e de extrema pobreza com renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00.
- Famílias em situação de extrema pobreza;
- famílias em situação de pobreza; e
- famílias em regra de emancipação.
O Auxílio Brasil é composto por 04 tipo de requisitos:
- PRIMEIRA INFÂNCIA: para famílias com crianças de até 3 anos incompletos.
- COMPOSIÇÃO FAMILIAR: para famílias com gestantes, nutrizes ou pessoas de 3 a 17 anos, ou de 18 a 21 anos matriculados na educação básica.
- SUPERAÇÃO DA EXTREMA POBREZA: para famílias cuja renda mensal per capita abaixo da linha de extrema pobreza (R$ 105), mesmo após a soma dos benefícios 1 e 2. Não há limitações quanto ao número de integrantes da família.
- COMPENSATÓRIO DE TRANSIÇÃO: destinado a famílias que recebiam o extinto Bolsa Família e tiveram perdas na migração para o Auxílio Brasil. Será concedido durante a implementação do novo programa e será mantido até que o valor recebido pela família supere o do Bolsa Família ou até que a família deixe de se enquadrar nos critérios de elegibilidade.
Como é feito o Cadastro para receber o Auxílio Brasil?
Para realizar o cadastro para receber o Auxílio Brasil, primeiro você deve se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é exigido para o recebimento de todos os auxílios do Governo Federal. A inscrição no CadÚnico pode ser feita no CRAS, Centro de Referência Social.
Documentos necessários para cadastro no CadÚnico:
- Certidão de Nascimento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão de Casamento;
- Carteira de Trabalho;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena-RANI (apenas para famílias indígenas);
- Título de Eleitor.
Após a inscrição no CadÚnico, a família poderá fazer a solicitação do Auxílio Brasil, e aguardar ser selecionada. Após a aprovação, será enviado o cartão para realização do saque nas agências da Caixa. Após o recebimento do cartão, receberá também o NIS para que a Caixa possa realizar o pagamento de acordo com o número de cada grupo.
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IMPORTANTE: A atualização dos dados cadastrais do CadÚnico deve ser realizada anualmente para que não ocorra nenhum problema do prosseguimento dos pagamentos do auxílio.