Entenda como funciona o Financiamento para Construção
Ouvi-se falar em financiamentos para imóveis, muitas vezes já pronto, mas existe nas instituições financeiras uma modalidade que serve para quem tem um terreno e deseja construir. O financiamento para construção é específico a pessoa física, apenas para imóveis residenciais e o valor máximo do financiamento pode chegar a 100%, isso depende do que a instituição financeira disponibiliza.
Porém para conseguir o financiamento para construção é necessário seguir alguns requisitos, veja e certifique-se que você os atende:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado, em caso de estrangeiros deve ter o visto permanente no país;
- Ser maior de 18 anos;
- Possuir capacidade civil;
- Não ter o nome sujo mediante ao Serasa ou SPC;
- Ter renda comprovada que garantirá o pagamento do financiamento;
- Não possuir mais que 80 anos e 06 meses;
- Fazer a contratação de seguro para garantir os danos físicos do imóvel, morte ou invalidez permanente.
Esses são alguns requisitos básicos para avaliar se você está dentro das normas do financiamento para construção, mas vale lembrar que cada instituição pode exigir mais condições para que seja aprovado o financiamento.
Como no financiamento imobiliário, o financiamento para construção também exige que sejam seguidas algumas fases necessárias para que seja aprovado o financiamento. Confira algumas fases:
- Análise cadastral do solicitante junto ao Serasa ou SPC;
- Avaliação do terreno para construção;
- Avaliação da documentação do proprietário do terreno e comprovante de compra e venda;
- Assinatura do contrato pelo vendedor e comprador;
- Registro dos impostos necessários;
- Registro do contrato no cartório de imóveis.
O solicitante do financiamento deve ser o proprietário do terreno, não pode estar vinculado a nenhum outro financiamento, a documentação do terreno deve estar regularizado junto ao poder público, se o solicitante tiver disponível ele pode usar o recurso FGTS para compor o financiamento e uma das características desse financiamento é que o valor financiado não é entregue de uma única vez, a instituição financeira libera as parcelas mensais, conforme o cronograma da obra, por isso é importante ter o cronograma certo e completo, pois é exigido e incluído na documentação a ser entregue a instituição financeira.
Se você tem um terreno, utilize essa modalidade para construir a sua casa, faça um financiamento para construção e boa sorte!
Compartilhe em sua rede social!
Vinícius Miranda