Como funciona o Financiamento Imobiliário

Como funciona o Financiamento Imobiliário

Entenda como funciona o Financiamento Imobiliário

Uma das maneiras de adquirir um imóvel é por meio do financiamento imobiliário. Caso você ainda não possua o valor completo necessário para comprar seu imóvel há algumas opções, como por exemplo, guardar dinheiro na poupança até conseguir o valor necessário, se você não tiver pressa. A outra é “pegar dinheiro emprestado” por meio do financiamento imobiliário.

Como funciona o Financiamento 

Você financia o valor do imóvel que deseja comprar, normalmente os bancos credores permitem financiar 80% do valor, isso significa que você precisa dar 20% do valor de entrada.

Para ajudar, é possível usar como recursos o seu Fundo de Garantia do Tempo (FGTS), porém pode ser usado com algumas condições, como por exemplo, para imóveis residenciais de até R$ 750 mil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal e para imóveis residenciais de até R$ 650 mil para os demais estados e para usar esse recurso é necessário ter carteira assinada por pelo menos 3 anos. Vale lembrar que o valor das parcelas do financiamento imobiliário é limitado a 30% do total da renda familiar.

Vantagens do Financiamento Imobiliário 

  • Você não precisa esperar para morar.

Caso o imóvel já esteja pronto, depois de negociar e fechar o contrato de financiamento com o banco credor, você já pode utilizar o imóvel.

  • Você pode vender o imóvel sem quitar o financiamento.

Caso você queira mudar e comprar outra imóvel, não é preciso finalizar o financiamento, você dever combinar e acertar com o novo comprador o valor e transferir o saldo devedor do financiamento. Porém é necessário ter a aprovação do banco que lhe forneceu o crédito para executar essa transação.

  • A burocracia do crédito está cada vez menor.

A documentação e contratos estão mais simples do que era exigido há 10 anos por exemplo, e o contato com os gerentes dos bancos estão mais acessíveis. Lembrando que você tem a opção de simular o financiamento imobiliário pela internet.

  • Sair do aluguel.

Mudar o valor do aluguel pela parcela do financiamento é deixar de colocar o dinheiro onde não te dará retorno, quando falamos de sair do aluguel, umas das maneiras mais simples é o financiamento imobiliário.

  • Forma segura de comprar um imóvel.

Quando você contrata o financiamento imobiliário, garantias e seguros compõem esse contrato, pois são seguros que agregam na proteção do seu bem, uma vez que cobrem danos físicos que podem acontecer no decorrer do financiamento, como por exemplo, tempestades, entre outras ocorrências e danos climáticos.

O imóvel é um dos bens mais precisos para as maiorias das pessoas e um sonho que muitos almejam. Invista nesse sonho, financie seu imóvel e boa sorte!

Abraços e até a próxima!

Vinícius Miranda