Categorias: Financiamento

Como comprovar renda para Financiamento Imobiliário

Saiba como comprovar renda para Financiamento Imobiliário

Quando você desejar comprar um imóvel e optar pelo financiamento imobiliário, alguns requisitos são solicitados para aprovar o financiamento, além de você provar que poderá assumir um financiamento, a comprovação dos documentos é uma garantia que os bancos buscam ao emprestar um valor tão alto e uma forma para garantir esse compromisso é informando qual a renda.

Um dos fatores que é avaliado é o porte do imóvel que você deseja comprar, a partir desse momento é feita uma comparação entre o valor a ser financiado e a renda do solicitante, além dessa análise, os bancos verificam qual a situação do comprador junto ao Serasa ou SPC

, pois dessa forma é possível identificar se a pessoa está com o nome restrito e verificar se há controle em seus gastos, por isso se você almeja financiar um imóvel, tenha o nome limpo.

Muitas pessoas se enganam ao achar que somente quem trabalha com carteira assinada pode fazer um financiamento e consegue comprovar a renda mostrando o holerite, por exemplo, mas isso não é verdade. Abaixo confira os tipos de pessoas e quais documentos servem para comprovar a renda. (Vale lembrar que cada banco pode exigir mais documentos além do que for listado abaixo):

  • Para trabalhadores AUTONÔMOS, devem apresentar o contrato de prestação de serviço, o imposto de renda mais o recibo de entrega, declaração do sindicato, cooperativa ou associação, a declaração comprobatória de percepção de rendimentos e recibo de pagamento de autônomo.
  • Para quem está dentro da ATIVIDADE RURAL, devem apresentar o imposto de renda mais o recibo de entrega, declaração do sindicato, cooperativa ou associação e a declaração comprobatória de percepção de rendimentos.
  • Para APOSENTADOS e PENSIONISTAS, devem apresentar últimos 3 contracheques, imposto de renda mais o recibo de entrega e declaração de órgão previdenciário.
  • Para quem tem SALÁRIO FIXO, devem apresentar carteira de trabalho, últimos 3 holerites e imposto de renda mais o recibo de entrega.
  • Para quem tem SALÁRIO VARIÁVEL ou HORISTA, devem apresentar últimos 6 holerites e imposto de renda mais o recibo de entrega.
  • Para PROFISSIONAIS LIBERAIS, devem apresentar o contrato de prestação de serviço, o imposto de renda mais o recibo de entrega e declaração comprobatória de percepção de rendimentos.
  • Para SÓCIOS de empresas, devem apresentar os últimos 3 holerites,o imposto de renda mais o recibo de entrega, declaração comprobatória de percepção de rendimentos e contrato social mais alterações.

Avalie em qual modalidade você se encaixa, verifique as condições pra comprovar a renda para conseguir ter aprovado o financiamento imobiliário e boa sorte!

Compartilhe em sua rede social!

Vinícius Miranda

Vinicius Miranda

Estuda na instituição de ensino Universidade Nove de Julho, autor de textos e artigos para os sites Clube DETRAN, vocênoenem e i50.

Deixe um comentário

Posts Recentes

Conheça o programa Casa Verde e Amarela

Conheça o programa que irá substituir o Minha Casa Minha Vida. Além das condições diferenciadas… Leia mais

2 semanas atrás

Governo vai pagar 4ª parcela do Auxílio Emergencial

Foi confirmado pelo Presidente Jair Bolsonaro, o pagamento da 4ª parcela do Auxílio Emergencial pago… Leia mais

4 meses atrás

Aplicativo CAIXA Tem

Para acessar a funcionalidade do saque sem cartão, a CAIXA liberou uma nova versão do… Leia mais

4 meses atrás

Pagamento da 2ª Parcela do Auxílio Emergencial

A CAIXA divulgou o calendário de pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial, que terá… Leia mais

4 meses atrás

Pagamento da Segunda Parcela do Auxílio Emergencial

Quem está acompanhando o noticiário vêm diariamente, pessoas nas filas das agencias da Caixa Econômica… Leia mais

4 meses atrás

Auxílio Emergencial ainda em análise

Muitos trabalhadores estão preocupados com a situação pendente de análise das suas solicitações do Auxilio… Leia mais

4 meses atrás