Financiamento

Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

Caixa Econômica fará anúncio sobre novo Crédito Imobiliário nesta terça

Em uma live na sua rede social do dia 15, o presidente Jair Bolsonaro disse que está programado para anunciar na terça, dia, 20, uma novidade considerada revolucionária a respeito do crédito imobiliário. Juntamente com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, Bolsonaro fez algumas antecipações do que deve ser anunciado.

Segundo declaração do presidente, “A gente vai mudar a história do crédito imobiliário, mas quem vai anunciar os detalhes serão o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes na terça”, disse Guimarães, antes de antecipar que a novidade valerá apenas para novos contratos. “A gente não pode mexer nos contratos antigos, mas vai gerar bastante demanda, bastante emprego. Será algo revolucionário”, disse.

A divulgação será baseada na custo indexado ao IPCA, o índice oficial que mede a inflação, e a expectativa é de que essa resolução permita que novos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tenham o saldo devedor atualizado por índices de preços, tornando o financiamento imobiliário menos dependente do FGTS e poupança, atualmente os mais responsáveis pelos financiamentos.

Como Funcionaria o financiamento imobiliário?

Atualmente, o Sistema Financeiro de Habitação é mantido e financiamento pelo FGTS, e corrigido pela Taxa Referencial (TR), com juros que podem ser de até de 12% ao ano, podendo ser negociado a 8% no mercado. Já através do IPCA, a taxa cobrada é menor, o que poderia reduzir o valor final para quem deseja entrar em um financiamento.

Segundo informação dada pelo Jornal O Globo, “a medida, derivada da Agenda BC#, deve favorecer a ampliação das modalidades de financiamento imobiliário disponíveis aos consumidores, o aumento da concorrência entre os agentes financeiros e a redução das taxas de juros”. A Caixa detém hoje mais de 70% do crédito imobiliário no país e uma a nova política do banco deve ser acompanhada pela concorrência.

Vamos aguardar a divulgação na terça para maiores informações sobre a novidade a cerca de novos financiamentos habitacionais.

Márcia Rabelo
Sobre o autor

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, Clube Detran e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.
    Posts relacionados
    Financiamento

    Portabilidade em Financiamento de Imóveis

    Financiamento

    Financiamento Imobiliário da Caixa corrigido pelo IPCA

    Financiamento

    Prestação da Casa Própria deve cair 35%

    Financiamento

    Caixa retoma financiamento de imóvel mais barato

    Deixe seu Comentário

    avatar