Caixa fará anúncio sobre Novo Crédito Imobiliário

Caixa Econômica fará anúncio sobre novo Crédito Imobiliário nesta terça

Em uma live na sua rede social do dia 15, o presidente Jair Bolsonaro disse que está programado para anunciar na terça, dia, 20, uma novidade considerada revolucionária a respeito do crédito imobiliário. Juntamente com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, Bolsonaro fez algumas antecipações do que deve ser anunciado.

Segundo declaração do presidente, “A gente vai mudar a história do crédito imobiliário, mas quem vai anunciar os detalhes serão o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes na terça”, disse Guimarães, antes de antecipar que a novidade valerá apenas para novos contratos. “A gente não pode mexer nos contratos antigos, mas vai gerar bastante demanda, bastante emprego. Será algo revolucionário”, disse.

A divulgação será baseada na custo indexado ao IPCA, o índice oficial que mede a inflação, e a expectativa é de que essa resolução permita que novos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tenham o saldo devedor atualizado por índices de preços, tornando o financiamento imobiliário menos dependente do FGTS e poupança, atualmente os mais responsáveis pelos financiamentos.

Como Funcionaria o financiamento imobiliário?

Atualmente, o Sistema Financeiro de Habitação é mantido e financiamento pelo FGTS, e corrigido pela Taxa Referencial (TR), com juros que podem ser de até de 12% ao ano, podendo ser negociado a 8% no mercado. Já através do IPCA, a taxa cobrada é menor, o que poderia reduzir o valor final para quem deseja entrar em um financiamento.

Segundo informação dada pelo Jornal O Globo, “a medida, derivada da Agenda BC#, deve favorecer a ampliação das modalidades de financiamento imobiliário disponíveis aos consumidores, o aumento da concorrência entre os agentes financeiros e a redução das taxas de juros”. A Caixa detém hoje mais de 70% do crédito imobiliário no país e uma a nova política do banco deve ser acompanhada pela concorrência.

Vamos aguardar a divulgação na terça para maiores informações sobre a novidade a cerca de novos financiamentos habitacionais.

Deixe seu Comentário