Entenda o que muda com a reforma da Previdência Social

Proposta de emenda à Constituição vai garantir a sustentabilidade da previdência social. Mudanças só passam a valer depois de aprovadas no Congresso Nacional

Para garantir a aposentadoria dos brasileiros, o governo propôs uma reforma da Previdência Social. Se aprovada no Congresso, a medida vai criar novas regras de idade, de tempo de contribuição, além de harmonizar direitos entre todos os brasileiros.

A reforma será feita por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o que vai permitir um amplo debate junto à sociedade. Essas medidas vão dar sustentabilidade para a Previdência e respeitar direitos adquiridos.

A partir da aprovação dessas nova regras, a aposentadoria passa a ser concedida para os brasileiros a partir dos 65 anos. Além disso, para adquirir esse direito, o trabalhador terá de ter contribuído por no mínimo 25 anos.

Essa mudança, no entanto, não ocorre de maneira radical. A PEC cria uma regra de transição. O novo formato de Previdência valerá apenas para homens com menos de 50 anos e para as mulheres com menos de 45.

Regra de transição para aposentadoria

Os trabalhadores que estiverem acima dessa faixa de idade, entram na regra de transição. Na prática, para essas pessoas, é como se a norma antiga ainda vigorasse, mas com um pequeno acréscimo no tempo de serviço.

Supondo que um homem de 52 anos esteja para se aposentar pela regra antiga e ele tenha mais 12 meses de serviço, o seu tempo final para receber a aposentadoria sofre uma pequena mudança. Ele terá de fazer um acréscimo de 50% nesse prazo.

Na ponta do lápis, ao invés de trabalhar mais um ano, ele ficará na ativa por mais um ano e meio. Por essa norma, se faltarem dois anos para a pessoa se aposentar, ela terá de trabalhar três anos; se faltarem três anos, ele terá de trabalhar 4 anos e meio.

Como calcular o valor da aposentadoria

O valor da aposentadoria vai corresponder a 51% da média dos salários de contribuição, mais um ponto percentual para cada ano de contribuição até o limite de 100%. O trabalhador com 25 anos de contribuição e 65 de idade irá se aposentar com renda igual a 76% do seu salário de contribuição.

Esse valor, no entanto, pode aumentar. Se o trabalhador ficar na ativa e contribuir por mais 12 meses além dos 65 anos, ele vai receber o equivalente a 77% do seu salário de contribuição e isso sobe sucessivamente até atingir os 100%.

A reforma ainda vai mudar as regras para pensões por morte, cria uma lei de Responsabilidade Previdenciária, coloca fim às isenções para contribuições previdenciárias sobre as receitas decorrentes de exportações, além de estabelecer uma unidade gestora única por ente federativo.

Para garantir a aposentadoria dos brasileiros, o governo propôs uma reforma da Previdência Social

*Com informações da Secretaria de Previdência Social/Portal Brasil

51 Comentários
  1. Paulo Damasceno 3 semanas atrás

    Irei completar 53 anos de idade agora no mês de junho/2017, mas tenho 31 anos e sete meses de contribuição com a previdência. Nesse caso, quando poderia me aposentar?

  2. MARCIO LEMOS ROQUE 1 mês atrás

    Estou com todos que se manifestaram nos comentarios, sâo todos ladrões safados, saqueiam o pais e depois querem que o povo pague a conta porisso sou a favor do boicote politico , nosso voto não e importante então não votamos em ninhuem em forma de protesto, só um protesto deste qie vai surtir efeito neste pais corrupto.

  3. VANILDA OLIVEIRA RONCATO VANILDA RONCATO 1 mês atrás

    Para melhorar o Brasil, Primeiro tem que haver uma reforma politica, diminuir os salários de todos o políticos, estabelecer um teto máximo, e os reajustes anuais na mesma proporção da maioria dos trabalhadores que nunca passa de 10%. e também diminuir a quantidade de políticos para cada estado,município, e assim não precisaria ter uma reforma da previdência tão pesada.

  4. ademar fernandes 2 meses atrás

    todo governo que entra mexe no plano de aposentadoria do povo,quando o proximo vier quero ver com quantos anos vamos se aposentar e quanto tempo teremos que trabalhar,eles criam o rombo com os roubos deles ,o povo paga o rombo e eçes falam que a culpa é da previdencia,o proximo plano terá o nome de contribuição eterna.

  5. Márcio José Da Silva 2 meses atrás

    Completo 33 anos de trabalho em julho e tenho 47 anos como vai ser minha aposentadoria? Muda alguma coisa?

  6. Ailton Cardoso 2 meses atrás

    Será que os brasileiros brasileiros de bem vai precisar roubar pra viver neste país temer?
    Vomos fazer do roubo uma proficão agora. Por que parece que o que esta merda de governo quer é isso. Tem que criar vergonha presidente e crescer aliás nem criança faz o que vc tá fazendo seu merda Tai como vc é outros políticos não tem vergonha aprova o roubo como proficão vcs não tem o que fazer não basta vcs roubarem do Brasil agora que que sejamos cúmplice seus bando de desocupado espero que vc temer seja o primeiro a ser roubado vagabundo

  7. Daniela 2 meses atrás

    Porque não reduz o dinheiro do presidente , parlamentar, prefeito , vereadores e etc que só ficam sentado roubando o dinheiro dos que dão duro pra sustentar a família

  8. ademar fernandes 2 meses atrás

    gostaria de deixar aqui o meu repúdio a toda sociedade brasileira,povo burro,quando esses sangue sugas políticos fazem leis,são sempre para beneficiar os mais ricos,os empresários,os politicos,pois só assim eles ficam cada vez mais rico e sempre roubando a população e a gente pagando o rombo que eles fazem,o povo é besta principalmente quando as empresas oferecem estagios para nossas crianças para ganharem mixaria de dinheiro,falando que é opotunidade e experiencia para o futuro profissional delas,pura balela povo besta,enquanto suas crianças deveriam estar na escola aprendendo ler e escrever e se dedicando aos estudos para concorrer aos concursos com os filhos dos riquinhos,aprendendo uma profissao na escola,praticando um esporte,tendo alimentação e saude,eles trabalham por miseros duzentos reais sem direito trabalhista nenhum ,enquanto seu proprio pai esta desempregado e se tivesse trabalhando teria um salario minimo,vale transporte,tick alimentação,plano saude para toda familia e outros direitos,mais os bestas brasileiros,os famintos,imbecis ficam feliz com seus filhos retornando todo mês com duzentos reais no bolso e os empresarios cada vez mais rico,acorda povo burro,esse país só tem jeito quando o povo quebrar tudo .nosso povo ja faz parte de sua corrente sanguinea de falcatruas e roubos e tirar vantagens um do outro,parabens povo brasileiro nós temos os politicos que merecemos.

  9. denis 2 meses atrás

    O Satanás vai levar esses políticos todos pro inferno e mais de cabeça pra baixo. De tanto enganar o povo.

  10. luciano 2 meses atrás

    se o brasil ta passando por esse apuros em fazer reformas e culpas de quen estava ls representando o povo brasileiro bando de ladroes roubou milhoes quebrarao brasil agora vem com essa de reforma de previdencia, reforma tinha que fazer era em brasilia tenho certeza que mechendo no bolso deles eles fazem algo agora pra repor caixa do brasil quer mecher de bolso de quem sempre contribuiu para brasil com juros absurdo,mechao nos bolso deles

  11. Axel 2 meses atrás

    Brasileiro tem que sofrer mesmo!!! Povo ganancioso e corrupto, por um acaso os senhores acham que os políticos do Brasil vieram de Marte? Acho que não, não é, e também não são de outros países, são da mesma raça que reclama e na primeira oportunidade quer tirar vantagem pisando na cabeça. Reforma já, se não querem trabalhar a vida toda aprendam sobre finanças e construa sua aposentadoria.
    E outra coisa.
    Tá ruim aí, pense que sempre pode piorar!
    Vivo em Nova Iorque e se eu não trabalhar aqui, o chicote estrala pois não há bolsa vagabundo.

  12. Nady 2 meses atrás

    O problema é que serviço está difícil até para os mais jovens imagina para os senhores acima de 60. Não sei como eles quer q contribue …

  13. Gladston da Silva santos 2 meses atrás

    Se o Presidente botacer as pessoas que recebi benefício pelo Nss para trabalhar o Brasil não tava assim o Porque tem muita gente que tem condições de trabalhar e ta recebendo benefício do governo. Agora com o trabalhador Brasileiro esse falso Governo que roubar mas porque eles saber que hoje e de ficil um trabalhador chega a 65 anos de idade muita gente morrer antes disso ….

  14. Jose Benedito dos santos 2 meses atrás

    Onde já se viu trabalho de motorista a20 anos sofro com uma doença e o governo ainda quer que trabalhe até chegar aos 65 anos esse Brasil tá uma vergonha msm já nem me encostando consegui imagina só isto pq tenho distúrbio psicopatico isto que o inss fez eu voltar a trabalhar e sou motorista tomo 7 tipos de remédio fortes para dormir e pra não ter pobrema este eo Brasil que vivemos pra quem quizer só chamar que apresento todos remédios o mais fraco eo tal revotriu tomo 4 por dia fora os outros

  15. Carlos 2 meses atrás

    Tenho 59 anos e 34 anos de contribuição,à nova regra me prejudica?

  16. Nilson 2 meses atrás

    Tenho 51 anos e 28 de contribuição será que com 55 anos de idade eu me aposento com a nova regra dá Previdência .!!

  17. Osmir 2 meses atrás

    Imagina um eletricista que trabalha de madrugada na chuva principalmente. Chegar aos 65 anos para se aposentar. Isso é absurdo

  18. Jorge António Barbosa 2 meses atrás

    Tenho 50 anos e 32 de contribuição to perdido o q falta p me aposentar ou melhor quanto tempo fakta o mim

  19. José 2 meses atrás

    Eles têm que para de roubar estes safados políticos de merda se eles devolver o dinheiro que roubou poderia até diminuir o tempo de contribuição

  20. rita maria conceicao dos reis 2 meses atrás

    queria ver este presidente com uma enxada na mao capinando uma roca cheia de mato para ele da valor ao queles que sofre moito quando chega a idade de se aposentar ja estar quase morto e ele que acaba de mata

  21. Alaid 2 meses atrás

    Eu já contribuir 10 anos de previdência e tenho 57 anos de idade, eu consigo me aposentar com 15 anos de contribuição?

    • Adrienne 2 meses atrás

      tu tá lascado em…

  22. Weliton.cadu@hotmail.com 2 meses atrás

    Se os governantes se preocupassem mesmos com a população, nos não nessessitariamos dessa reforma, bastava acabar com a corrupção, que está presente em todos os campos do poder. Mas isso não convém a eles.

  23. Cleberson 2 meses atrás

    Tenho 18 anos de carteira assinada e 36 anos de idade me aposentaria aprox com 56 anos com a nova lei pelo que emtendi sera com 75. Aqui é Brasil a gente nao envelhece com direito a saúde e qualidade de vida. O que contribuimos por uma vida toda vai ser gasto com remedios e filas e mais filas de hospitais. Como todos estao dizendo vai ser o dinheiro só do caixao.DIGAM NAO A PEC DA MALDADE.
    .

    • Bruno 1 mês atrás

      não, pelo que entendi da nova lei você se aposentará com 65 anos e terá 47 anos de contribuição, então quando se aposentar vai receber equivalente a 98% do seu salário de contribuição.
      se trabalhar mais 2 anos ou seja até os 67 recebera 100%…
      Assim que eu entendi.

  24. Vera Pedro 2 meses atrás

    Completo 30 anos de trabalho em julho e tenho 49 anos como vai ser minha aposentadoria? Muda alguma coisa? Vera pedro

  25. Juarez 2 meses atrás

    Filhas de militares recebem pensão vitalicias isso é um absurdo o que elas fizerao para receber aposentadoria total 3,8 bilhões sao pagos a elas sem ter feito nada para isso o governo morre de medo de acabar com essa pensão, e o militarismo tomar o poder novamente, e no final somos nós que pagamos o rombo na previdência

    • ademar fernandes 2 meses atrás

      amigo perdoa me ,mas vai estudar a lei de aposentadoria dos militares,enquanto o trabalhador se aposenta e para de contribuir nós militares continuamos contribuindo e alem do mais nossas filhas passam ater o direito porque nós pagamos para elas tambem,há o dinheiro para nossos aposentados não sai da previdencia.

  26. ubirajata 2 meses atrás

    vamos todos contra essa pec da maldade enviada pelo um goerno sem voto

  27. ubirajata 2 meses atrás

    com essa reforma o povo estar condenado a trabalhador ate a morte

  28. ubirajata 2 meses atrás

    vamos gente todos junto contra essa pec da maldade

  29. ubirajata 2 meses atrás

    colega vc ainda esta vivo e trabalhando vc e um herói

  30. Gilson Pedroso 3 meses atrás

    Como que podem falar tanta bobagem, tem que fazer a reforma mesmo, e quanta gente se aposenta pelo loas e nunca contribui. Gente vamos parar de reclamar e trabalhar enquanto tem saúde e fazer uma poupança seja em patrimônio, seja em aposentadoria financeira. Só reclamação não suporto mais isso. Tudo que se faz nada ta bom.

    • vinicius 2 meses atrás

      vai toma no seu cu seu merda isso eh uma porcaria que esse governo corrupto ta querendo fazer com o trabalhador que a vida inteira eh obrigado a paga impostos absurdos pra esse governo e no fim nao tem o direito a uma aposentadoria digna

    • carlos 2 meses atrás

      Vejo os comentários e muita gente reclamando , não sou a favor nem contra a reforma , mas com certeza se eles estão la e por que votarão neles , o povo não estuda, cai nas boas palavras e propostas que não vai acontecer, e fica encantado com discurso de televisão o povo brasileiro e ignorantes e BURROS .

  31. Fulvio 3 meses atrás

    absurdo!tenho vergonha de ser (b)(ouB)?rasileiro.minusculo pois é a sim que vejo esse pais de tanta corrupção,pessoas se aposentando com quatro anos de corrupção, com salários milionários e pobres trabalhando a vida toda sem poder se aposentar…
    QUE PAIS È ESSE?

  32. Felipe Ribeiro 3 meses atrás

    Meu Deus, os comentários acima sao muito toscos. O pessoal escreve em postos ao invés de impostos, outra citaçao diz que os politicos nao mandam nada, mas eles representam quem votou neles, ou sejam representam o povo, entao nao reclamem, se eles estao lá, e porque alguém os delegou o direito de representação. Quando exporem sua opinião, antes disso pensem, reflitam, LEIAM bastante, principalmente a Constituição Federal. Brasileiro tem opinião mas o maior problema e a falta de educação. E facilmente enganado e nem se da conta disso. Enquanto milhões perdem tempo em mídias sociais, futebol, cerveja e promiscuidade, os políticos oportunistas e os brasileiros oportunistas fazem o que querem com com o resto dos ignorantes.

    • Ailton Cardoso 2 meses atrás

      O meu filho acho que o que precisamos aqui não é de professor de português no momento acho que o mas burro aqui além do presidente e vc que entende o que cada um tá dizendo. E quer dá um de professor vai se ferrar cara cada um espressa do jeito que quer escreve do geito que quer e não do geito aliás se fizermos a vontade de pessoas como vc é esse presidente de merda estávamos perdidos e tô a quatro anos sem votar e sabe o que vai acontecer meu documento vai ser bloqueado e vc vem dizer que nós somos o culpado somos obrigado a colocar eles lá se quisermos viver nesta terra sim nesta terra não adivinhamos que bosta vomos defecar por que se isso acontecesse não iríamos cagar seco

  33. Israel 3 meses atrás

    A reforma valerá para os funcionários públicos do judiciário, legislativo e judiciário e políticos? Porque o mercado privado está cansado de pagar salários integrais para quem já teve a vida fácil de sequer poder ser mandado embora e ter salários bem acima do mercado e sequer poder ser mandado embora por ser ineficiente e/ou mal educado, se existe teto para o mercado privado que exista para o público também, porque se não não é reforma.

  34. Raquel Dos Anjos De Jesus 3 meses atrás

    Agora veja, serar que o tempo que uma pessoas leva contribuindo, e o mesmo que ela recebe. Todo o dinheiro que essa pessoa manda pro governo, na aposentadoria ela recebe de volta? Alem de pagar uma monstruosidade de em postos,ainda vem e cobram ao cidadão o roubo dos outros. Esse pais ta de parabéns pra não dizer ao contrário.

    • Ananias Bispo 3 meses atrás

      Vc é a pessoa q melhor falou em todos os comentários q li, realmente as pessoas irão passar a vida trabalhando e pagando, pra quando tiverem q aposentar, irão receber metade do q pagaram em todo o seu tempo de trabalho duro…

  35. Morgana 3 meses atrás

    Uma barbaridade! Pena que o povo só entra em ação quando toca em si mesmo, antes disso critica e nada de levantar bandeira, acham completamente desnecessário “um bando de sem ter o que fazer na rua´´ atentem-se esse bando ta correndo atras dos teus direitos também, da cagada geral feita! Agora é a hora de lutar com tua nação, ou vão seguir pagando salário exorbitante, aluguel de mansão, carros importados, jantas caríssimas, jatinhos particulares pra politico?

  36. Marcos 3 meses atrás

    E o salário dos aposentados, vai continuara caindo? Ni sso ninguém fala….

    • Marcos 3 meses atrás

      corrigindo: vai continuar****

  37. Wallafy 3 meses atrás

    Cara, que odio desses politicos…
    Pq eles n economizam diminuindo o salario deles, bem melhor.. Queria ver esses ladroes pegando pesado, trabalhandoo na roça pra ver se iriam mudar essa lei..

    • Jequiá 3 meses atrás

      Isso, concordo! Economizem diminuindo o próprio salário 👏👏👏👏

  38. ketrin 3 meses atrás

    Quando os problemas surgem em nosso país ninguém vê a importância de ficar por dentro do assunto e ir a luta , acham que não é nosso Problema , que tem quem resolva , ”AAAAÍ ”quando o governo age por conta própria os Brasileiros querem ir a rua e abrir a boca , chamar eles de ladrões e etc …
    . Sempre é Assim , se o Brasil não vai pra frente a culpa e de nós mesmo , sim , de nós mesmo , por que quem manda é nós não e os governantes e nem o presidente , somos nós , sem nosso voto , sem nosso R$ o que são eles ? NINGUÉM !
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    #HoraDeAcooooordaBRAAAASIL !
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    #NÃO #A #REFORMA #DA #PREVIDÊNCIA !
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  39. Fábio 3 meses atrás

    É só o que faltava o povo pagando dívidas e tendo que trabalhar a mais, por causa de politicos ladrões sem vergonhas. Que ganham horrores de dinheiro e não fazem nada além de criarem mil maneiras de tirar o dinheirinho suado do povo. Queria saber como conseguem dormir a noite seus assassinos, pq vocês são responsáveis pelas infinitas mortes de todo este povo. Sem comida, sem saúde e sem educação. Obrigado por estarem nos matando lentamente. Hipócritas.

  40. Rodrigo 4 meses atrás

    Esse dinheiro que vão economizar as custas do povo brasileiro quem trabalhou a vida inteira vai pro bolso de políticos safados ; como nosso digníssimo presidente que aposentou aos 55 anos com salário de 30 mil reais fora seu salário de presidente e todas regalias que tem, faça me o favor, vão enganar outros trouxas, pq nós brasileiros estamos cansados de pagar a conta de bandidos safados de coularinho branco.
    Metem a mão, roubam quanto querem, quebram o país e o povo morrendo em filas do SUS, hj um ladrão pé de galinha, é mais caro que um trabalhador honesto. Um salário reclusão é maior. Que o salário de um pai de família quem trabalha pra sustentar uma família, tá tudo invertido nesse país, pudera ser governado por bandidos ladrões salafrários caras de pau!

  41. Marcos Kemura 4 meses atrás

    Eu faço 65 o ano que vem 2018, a aposentadoria e pelo anterior ou pela nova lei.

    • Ignez Sarno Scatizzi 3 meses atrás

      pela lei antiga caro colega

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© 2017 i50 Imóvel Todos os direitos reservados.

[] kleo_social_icons
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account