Dicas para quem está endividado se reestruturar

Separamos algumas dicas para você que está endividado se reestruturar

A crise no país não é novidade para ninguém e com ela vem o desemprego e consequentemente a inadimplência. Por isso separamos algumas dicas para você que está endividado se reestruturar.

Mas antes vamos explicar a diferença entre ter uma dívida e estar inadimplente. Ter dívida é bom, é sinal de que você está em algum financiamento, parcelamento, compromissos de agua, luz, aluguel ou algo semelhante, mas está conseguindo arcar com o custo. Já a inadimplência é quando você não consegue pagar pelas suas contas.

E hoje, com o desemprego que afetando quase 12 milhões de pessoas em todo país, têm contribuído de forma significativa no aumento da inadimplência ou a estagnação da economia.

Então separamos algumas dicas para você que está inadimplente. São elas:

  • 1º Passo – Prioridade – Você deve traçar as suas dívidas pela prioridade de pagamento. Todas devem ser regularizadas, mas tem aquelas mais urgentes. Isso pode ser considerado pelo maior impacto que causa na sua vida e da sua família, como condomínio, escola das crianças, água, luz, etc.
  • 2º Passo – Negociar – Procure a empresa e tente uma negociação que esteja dentro da sua capacidade atual. Demonstre interesse na negociação, assim a empresa dará mais credibilidade a sua atual situação.
  • 3º Passo – Evitar novos consumos – a gente sabe que as vezes é difícil controlar a ansiedade, as tentações, as promoções, mas é preciso. Afinal a sua prioridade é pagar aquilo que ficou para trás, lembra?
  • 4ª Passo – Renda Extra – Se o dinheiro que você ganha mensalmente não é compatível com o pagamento das suas pendências mesmo após a negociação, tente uma renda extra. Pode ser chocolate na páscoa, artesanato no dia das mães, prestação de serviços online, enfim, o importante é ter um valor a mais entrando no final do mês.
  • 5º Passo – Cortar custos – Fazer uma lista do que costuma fazer e que pode dar um tempo a fim de economizar também é importante, ou seja, tire das suas despesas o que pode ser considerado temporariamente como supérfluo.
  • 6º Passo Comprar à vista – Comprar à vista é sempre mais vantajoso, além de não ter uma dívida futura, você também terá um poder de barganha maior para negociar um desconto ou alguma outra vantagem que posso lhe beneficiar.

Com estas dicas você pode organizar, as é claro que a sua renda também será fundamental para o sucesso dela, além da sua vontade de regularizar as pendências. Negociar com o credor é sempre o melhor caminho, mas desde de que esteja dentro da sua atual situação arcar com as novas parcelas.

E quando estiver em dia com as suas obrigações financeiras, pense bem antes de começar qualquer dívida para que ela não se torne uma inadimplência. Mas consumir é importante, tanto para você que está adquirindo algo que deseja, quanto para o país que terá movimentação de sua economia. Mas tudo deve ser analisado e feito com responsabilidade. Boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Deixe um comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 i50 Imóvel Todos os direitos reservados.

[] kleo_social_icons

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account