Como limpar seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Nome sujo? Saiba como limpar seu nome no SPC

Milhões de pessoas têm ou já tiveram o nome negativado. Quando o consumidor compra demais e não consegue pagar, seu nome é escrito na lista dos maus pagadores (SPC ou Serasa). Com isso, perde o crédito no mercado e não consegue comprar mais nada parcelado. Siga as nossas dicas para limpar seu nome. 

O que é SPC? 

Significa Serviço de Proteção ao Crédito. É um local privado de informações de crédito, onde as associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas do país que são filiadas a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas inserem dados e trocam informações comerciais.

Como limpar seu nome no SPC

1º) Efetuando o pagamento do dívida:

Quando o consumidor for informado que existe alguma dívida em atraso, uma das maneiras para normalizar e regularizar a situação é ir até a empresa credora e efetuar o pagamento.

Após o pagamento da dívida, o estabelecimento comercial irá acessar o SPC Brasil e retirar o registro do CPF do consumidor.

Observação: Toda vez que houver uma citação de que há pagamentos em atraso, o consumidor pode perguntar ao lojista sobre o débito e ir ao local indicado para quitar a dívida.
Se porventura, o lojista não conseguir informar o registro de negativação, o consumidor deve procurar as SPC levando seu CPF original para realizar a consulta, sendo assim o consumidor tem o direito de buscar informações para limpar seu nome no SPC.

2º) Ação Judicial (Quando necessário):

Podem ocorrer situações em que o consumidor já tenha efetuado o pagamento da dívida e há inclusão do nome no SPC.  Nessa situação o consumidor deverá recorrer à Justiça com os comprovantes de pagamentos para iniciar uma ação judicial para retirada no nome no SPC. Desta maneira o consumidor consegue limpar seu nome no SPC.

3º) Por prescrição –  5 anos:

Ainda que o consumidor não pague a dívida, depois de 5 anos da inclusão o nome do consumidor deve ser retirado do cadastro do SPC, de acordo com o artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Por hoje é isso e até a próxima!

Vinícius Miranda

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como limpar seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)"

avatar
Ordenar por:   mais novo | mais velho | mais votados
Juliana
Visitante

Quero negociar e quitar minhas dividas no serasa ou spc mais não consigo acessar

wpDiscuz

© 2017 i50 Imóvel Todos os direitos reservados.

[] kleo_social_icons

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account