Como limpar seu nome no Serasa

Nome sujo? Saiba como limpar seu nome no Serasa

Em algumas situações o consumidor ao ter o seu “nome sujo”, tem restrições ou fica bloqueado de prosseguir com transações como a compra de produtos – por exemplo, além de ser um incômodo para o consumidor.

Entretanto, fora esses problemas, há outros valores que incentivam o consumidor em preservar o nome limpo ou limpá-lo o mais rápido possível, são eles:

  • Facilidade em fazer um financiamento;
  • Agilidade em conseguir um emprego;
  • Facilidade em ter o crédito;
  • Propensão em viagens para o exterior;
  • Taxas de juros menores;
  • Despreocupação em poder comprar e não ter restrições.

Função do Serasa 

É uma empresa privada brasileira de caráter público, que tem como função reunir informações, fazer análises e pesquisas sobre as pessoas físicas e jurídicas que estão com dívidas financeiras.

Como limpar seu nome no Serasa 

Existem algumas maneiras que o consumidor pode limpar seu nome no Serasa:

  • Pela renegociação, junto ao Serasa.

No momento em que houver um acordo de pagamento da dívida em atraso, é criada uma nova dívida para pagamento com novas parcelas e novas datas de vencimento.

Observação: O consumidor que pagar a dívida deve ter seu nome excluído de forma imediata do Serasa, (prazo máximo de 5 dias úteis, de acordo o Código de Defesa do Consumidor).

  • Pelo decurso do prazo de 5 anos.

A lei estabelece, no artigo 206, § 5º do Novo Código Civil o prazo de 5 anos para que o credor possa cobrar a dívida, passado esse período a dívida estará prescrita.

O artigo 43, § 1º do Código de Defesa do Consumidor, também prevê o prazo máximo de 5 anos para que o nome de alguém possa ficar cadastrado no Serasa ou em órgãos correlatos.

  • Por uma ação judicial.

Lamentavelmente, em alguns casos há inclusão do nome do consumidor no Serasa por dívidas que já foram quitadas, assim como a inclusão por dívidas que jamais foram feitas pelo consumidor – (fraudes).

Nessa situação o consumidor deverá recorrer à Justiça com os comprovantes de pagamentos, e no caso de fraudes o consumidor deverá fazer o boletim de ocorrência informando a fraude.

Se for deferido o pedido, a Justiça deverá determinar que o nome do consumidor saia imediatamente do cadastro do Serasa.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Um abraço e até a próxima!

Vinícius Miranda.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 i50 Imóvel Todos os direitos reservados.

[] kleo_social_icons

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account